Cássio Custódio

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

SalvaçãoSabendo que eu professava fé nas doutrinas reformadas, uma amiga certa vez me fez a seguinte pergunta: “Uma vez salvo, salvo para sempre?” Eu respondi afirmativamente, ao que ela completou: “Então quer dizer que se eu abandonar a fé e ‘cair no mundão’, ainda assim, serei salva?!” Eu prontamente respondi: “Obviamente, não!”

Esta é uma dedução precipitada e errônea, que lastimavelmente tem sido a interpretação aceita por muitos da cristandade atual.

Ao se ouvir uma declaração proposicional, do tipo “Uma vez salvo, salvo para sempre”, não é correto partir de imediato para inferências e conclusões práticas sem antes considerar a proposição sob o prisma doutrinário.

Uma vez salvo, salvo para sempre! Esta afirmação deve nos remeter a uma pergunta: O que é ser salvo? Quando podemos afirmar que uma pessoa é/está salva? Será que todos os que freqüentam a igreja são salvos? A resposta é negativa, pois o Senhor Jesus nos advertiu de que haveria joio em meio ao trigo (cf. Mt 13); E os que levantam as mãos, falam em nome de Cristo, manifestam dons, etc, será que todos estes são salvos? A resposta novamente é negativa, pois foi a pessoas assim que o Senhor Jesus disse: Apartai-vos de mim! (cf. Mt 7:21-23); Será que todos os que crêem em Deus são salvos? Mais uma vez a resposta é negativa, pois a Bíblia diz que até os demônios crêem em Deus (cf. Tg 2:19). O que, então, significa “ser salvo”? O que caracteriza um salvo? O que as Escrituras nos ensinam a respeito disso?

Certa noite um homem chamado Nicodemos foi ter com Jesus, ele era um dos principais dentre os judeus. Nicodemos iniciou o diálogo com Jesus, mas antes mesmo que viesse a perguntar algo Jesus lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3). Eis aqui a chave para a compreensão: alguém só pode ser salvo se [e somente se] tiver nascido de novo; a isto nós chamamos de Regeneração. É com este entendimento que o apóstolo Pedro declara: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1:3).

Quando afirmamos que um salvo não perde sua salvação, estamos considerando o salvo como alguém regenerado, que nasceu de novo pelo poder do Espírito Santo.

“Então quer dizer que se eu abandonar a fé e ‘cair no mundão’, ainda assim, serei salva?” Assim argumentou minha amiga naquele diálogo. Pergunto a você, leitor: Será que uma pessoa assim, que “cai no mundão”, realmente nasceu de novo? Será que ela foi regenerada pelo poder do Espírito Santo? Será que nela habita o Espírito de Deus, que nos guia a toda verdade? (cf. Jo 16:13). Espero ser a sua resposta, tal como foi a minha: “Obviamente, não!”

Há muitas pessoas que iniciam uma vida na igreja, prestam cultos, participam das atividades da igreja, muitas delas são batizadas, participam da ceia, são até tidas como “uma bênção”, mas passado algum tempo elas se desviam dos caminhos de Deus, apostatam da fé e perecem no pecado. Será que essas pessoas foram verdadeiramente convertidas? Convertidas do pecado vivendo na prática do pecado, isto é possível? O apóstolo João nos dá a resposta: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9). Aqueles que nasceram de Deus, de acordo com o apóstolo inspirado, não podem viver na prática do pecado. Logo, segue-se que aqueles que abandonaram a fé, “caíram no mundão” e perecem no pecado não foram nascidos de Deus, nunca foram regenerados; eles fazem parte do joio e estiveram por um tempo em meio ao trigo, em meio à igreja.

Os genuínos convertidos, os que realmente nasceram de novo - os regenerados – não podem viver na prática do pecado. Não estou afirmando, contudo, que o cristão não peque, pois sabemos que o pecado é uma triste realidade presente na vida de todos. Entretanto, o pecado não é uma marca na vida do verdadeiro crente. Enquanto os ímpios estão mortos em seus delitos e pecados, caminham segundo o curso de um mundo em trevas, segundo o príncipe da potestade do ar, enquanto eles vivem sob a escravidão do pecado e estão subjugados pelas inclinações de sua natureza caída (cf. Ef 2:1-3); os verdadeiros cristãos, em contrapartida, estão verdadeiramente livres da escravidão do pecado: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós...” (Romanos 6:14). Os verdadeiros crentes estão livres do domínio do pecado e são habilitados pelo Espírito Santo a vencerem a carne, o pecado, Satanás e o mundo: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo...” (1 João 5:4a). Ora, se alguém é tragado e vencido pelo mundo, segue-se que este não é nascido de Deus!

Estejamos, pois, convictos de que os verdadeiros cristãos – os nascidos de novo – jamais perecerão no pecado desviando-se dos santos caminhos; os regenerados não vivem na prática do pecado pois neles permanece a divina semente e eles estão verdadeiramente livres da escravidão do pecado. Não obstante, há ainda uma importante questão a ser respondida: Por qual razão um regenerado está salvo para sempre? A esta pergunta o Apóstolo João responde: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda.” (1 João 5:18). O motivo pelo qual um cristão regenerado não perde sua salvação é porque AQUELE que nasceu de Deus, Jesus Cristo, o guarda. É de sumária importância que tenhamos sempre em mente um fato: se nós permanecemos firmes na fé, não o fazemos pela força do nosso intelecto; mas pelo poder de Deus, que nos guarda; afinal, a fé é dom de Deus (cf. Ef 2:8), e é Ele quem “nos guia pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:3).

Se nossa vida está segura e guardada nas primorosas mãos da Onipotência, do Deus Todo Poderoso, o que ou quem poderá nos arrebatar de lá?

Como já dissemos acima, estejamos convictos da salvação eterna de um cristão regenerado. Tenhamos esta certeza por sabermos que aqueles que por Ele foram chamados e justificados, com certeza serão glorificados! (cf. Rm 8:30); Porque os que por Ele foram regenerados, são guardados pelo seu poder! (cf. 1Jo 5:18); Porque uma vez selados com o Espírito Santo da promessa, temos o mesmo Espírito como garantia e como penhor da gloriosa herança que nos fora prometida – e Aquele que fez a promessa é fiel para a cumprir! (cf. Ef 1:13,14); Porque sabemos que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem principados, nem potestades, nem cousa alguma poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus! (cf. Rm 8:38,39).

Com esta convicção nós, à semelhança do apóstolo Paulo, poderemos intrepidamente declarar: Temos por certo isto mesmo, que Aquele que em nós começou a boa obra há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus!" (Filipenses 1:6).

Que o SENHOR, pelo seu Espírito, aplique estas verdades em sua vida. Amém!


Comentários

renato bernardino da silveira27-06-2011 21:28#1
irmão Cássio Custódio,afinal vc é predestinado ou não?se for,não deveria tentar responder algo fora do seu dominio!.
Incendiário30-06-2011 12:46#2
Renato,

A pergunta foi dirigida ao Cássio, mas vou tomar a liberdade de responder.

A Bíblia está fora do nosso domínio? Com certeza não. Podemos estudá-la confiando na iluminação do Espírito Santo. E o Espírito, falando por meio da Escritura, nos informa que a salvação foi conquistada por Cristo em nosso favor, e isso jamais perderemos.

O Cássio argumentou muito bem no texto.

Abraços.
Thiago Dylan03-07-2011 01:16#3
Caro irmão Cássio,

Agradeço-lhe e glorifico a Deus por ser canal de bênçãos na vida de inúmeros cristãos que, ávidos por conhecerem ainda mais das boas novas do Evangelho, vasculham toda a blogosfera reformada, sobretudo cristã, e encontram sítios como este, comprometido com a fé em Cristo Jesus.

Se lhe aprouver, gostaria de corresponder-me convosco por meio de algum e-mail pessoal, nos auspícios de obter ajuda acerca do assunto proposto no post, uma vez que até tentei postá-lo aqui nos comentários, mas a mensagem de "comentário muito longo" impediu-me. Senti-me extremamente tocado pela mensagem deste tópico e do texto "Quem escolhe, Deus ou nós?". Preciso desesperadamente de ajuda. De antemão, agradeço a atenção e, se possível, aguardo o retorno. Muito Obrigado.
João Bovolini07-10-2011 01:06#4
Uma vez salvo, salvo para sempre?

Sim DESDE que uma vez eu tenha aceitado o processo salvífico de Cristo, eu a aceite para sempre!

Jesus foi tão claro quanto preciso e conciso:

"Sê FIEL até a morte"

Ninguém em sã consciência ordena uma coisa a alguém incapaz de a obedecer!

Conclusão: Calvinismo é uma heresia perigosa!
Léa Lopes08-10-2011 01:05#5
Estava pesquisando um texto ou comentário, que desse embasamento a esta questão, pois uma amiga tb crente em Jesus disse não crer que: Uma vez salvo, salvo para sempre. Embora eu tenha a conficão que a Salvação não se perde, e tenho meus argumentos também baseado no que a Bíblia diz, este texto do Cassio foi esclarecedor, ainda mais...Obrigado por postar tão importante comentário, e assim fazendo, fazê-lo tão bem.
Graça e Paz de Jesus,
Abs.
KANT10309-10-2011 14:27#6
PREDESTINAÇÃO, NOS LEMBRA ELEITOS E ESCOLHIDOS E ISSO SE DA CONFORME AS REGRAS BÍBLICAS, SÃO AQUELES QUE CUMPRIRAM A REGRA DE DEUS ATÉ A SUA MORTE (DA PESSOA). 1 CORÍNTIOS 1.30;31, NOS REVELA QUE SOMOS PREDESTINADOS(QUE DEUS ESCOLHEU AS COISAS IMPERFEITAS DESTE MUNDO), SE ESTIVERMOS EM JESUS, QUE É SABEDORIA (PALAVRA DE DE DEUS, LOGOS ), JUSTIÇA(CONFESSAR SER PECADOR), SANTIFICAÇÃO(ORAÇÃO, LEITURA, CONFISSÃO) E REDENÇÃO (A SALVAÇÃO POR MEIO DE CRISTO, SOMOS SALVOS) OU SEJA OS PREDESTINADOS ESTÃO, PREDESTINADOS A UM PROCESSO DE SALVAÇÃO QUE CUMPRIRAM COM CONSCIÊNCIA DE SEUS PECADOS PROCURANDO SEMPRE A COMUNHÃO COM CRISTO.
Incendiário09-10-2011 20:16#7
João Bovolini,

Está colocando a carroça na frente dos bois. Você está dizendo que alguém que persevera será salvo por isso.

Mas a Bíblia (e o calvinismo) diz que quem é salvo perseverará porque já é salvo, pois Deus o preservará até o fim. Afinal, é Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a Sua própria vontade.

Portanto, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas da misericórdia de Deus.
KANT10309-10-2011 20:50#8
IRMÃO, VOCÊ ESTÁ CONFUSO POIS UMA COISA LEVA A OUTRA VOCÊ, SÓ INVERTEU O QUE EU JÀ, TINHA DITO (FAÇA UMA LEITURA, RACIONAL, HERMENEUTICA).
TUDO O QUE O HOMEM FAZ É GERADO POR DEUS NÃO PRECISO, FICAR DANDO DETALHES, SIMPLES.
KANT10309-10-2011 20:56#9
HÁ CLARO QUE, É A MISERICORDIA POIS O PREDESTINADO JÁ, HÁ POSSUI ANTES DE NASCER PARA TAU PROPOSITO.
KANT10309-10-2011 22:09#10
OS PREDESTINADOS, DARÃO SINAIS DE SUA PREDESTINAÇÃO COM MORAL E ETEICA, SEM CAUSAR ESCÂNDALOS; EXEMPLO AMEI A JACÓ E ODIEI A ESAÚ.
João Bovolini09-10-2011 23:19#11
Incendiario:

Ninguém em sã consciência ordena uma coisa a alguém incapaz de a obedecer!

Se o homem não tem qualquer participação em sua própria salvação, ou seja, se tudo é Deus quem o faz, por que há recomendações e mandamentos na Bíblia se o obedecer não nos compete???

O calvinismo é ridículo e fruto de uma mente doentia como era João Calvino, sem falar no homicídio que ele teve participação enquanto se achava o "predestinado".
Hugo André10-10-2011 01:24#12
Nao gosto de entrar em debates, mas caro irmão João Bovolini, caso o Sr não creia na Soberania de Deus, o que um direito seu, seja no minimo educado e não tendencioso e nao faça afirmações que você, com certeza, nao tem base pra defender. Afirmações baseadas em coisa alheias que escutamos não em raciocínio ou compreensão.
Mas como a reforma deu a todos o direito de interpretar a palavra somos obrigados a ler tamanha besteira preconceituosa...
Incendiário10-10-2011 01:27#13
João Bovolini, veja alguns textos.

Muitos judeus não podiam crer porque Deus lhes cegou:

"Não podiam crer porque, como disse Isaías: 'Deus cegou os olhos deles e fechou a mente deles, para que não vejam, e não entendam, e não se voltem para ele, e sejam curados por ele.'" (João 12:39-40 NTLH)

Jesus amaldiçoou uma figueira que não deu figos, e não era tempo de figos:

"Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. Então disse à figueira: —Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso." (Marcos 11:13-14

Nós devemos obedecer os mandamentos, mas só obedeceremos se Deus nos fizer obedecê-los. A responsabilidade é nossa, mas a capacidade para obedecer vem de Deus. Tudo vem dEle: a fé, o arrependimento, a vontade de obedecer, e a capacidade para resistir ao pecado. É por isso que oramos:

"...e não nos deixes cair em tentação;" (Mateus 6:13 RA)

E também:

"Ó Deus, por que fazes com que nos desviemos dos teus caminhos e tornas o nosso coração duro, para que não te temamos? Volta para nós, ó Deus, pois somos os teus servos, somos o povo que escolheste." (Isaías 63:17 NTLH)

Deus endurece o coração de quem quer, e também converte a quem quer. Tudo pertence a Ele.
João Bovolini10-10-2011 19:48#14
Incendiário e Hugo, pelo amor de Deus sejam mais críticos do que crédulos nesta hora! Digo isso com relação ao calvinismo.
Gente, pelo amor de Deus pensem um pouquinho: SE É DEUS QUEM NOS FAZ CRER E OBEDECER, por que Ele nos cobra quando não o obedecemos? Vamos pensar ou não???
Jesus disse a Jerusalém; "Quantas vezes eu quis ajuntar vocês como uma galinha ajunta seus pintainhos, MAS VOCÊS NÃO QUISERAM"
Calvinistas, pensem: Por que Jesus disse vocês "NÃO QUISERAM" em tom de cobrança quando na verdade calvinista é Deus quem obriga eles não quererem ao endurecer o coração e a mente? Por que Jesus cobrou algo que SERIA de inteira responsabilidade de Deus?
Gente, quando a Bíblia diz que Deus endureceu o coração de Israel na boca do profeta, isso é uma figura significando que Deus não muda o Seu plano com relação à Salvação, só por que A ou B quer que as coisas sejam diferentes, é neste ponto que isso passa significar que Deus endurece o coração do homem.
Incendiário11-10-2011 15:12#15
João Bovolini,

Você não está raciocinando biblicamente. Ninguém precisa ser livre para ser considerado responsável por suas atitudes. Acabei de citar acima o exemplo da figueira que não deu figos, e não deu porque não era tempo de figos, e mesmo assim Jesus a amaldiçoou por isso.

Faraó também não era livre, ele teve seu coração endurecido por Deus e não deixou o povo de Israel ir embora. Então Deus o puniu por isso, matando seu primogênito.

Poderia citar muitos outros exemplos, como o recenseamento realizado por Davi, ou o casamento misto de Sansão, onde Deus pune os homens por fazerem algo que Ele próprio determinou que fariam.

Lemba da crucificação?

"Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito PREDETERMINARAM;"
(Atos 4:26-28)

Deus predeterminou cada pecado que os homens cometeram contra Jesus. Por causa disso você acha que eles não são responsáveis por isso?

Quanto ao que Jesus falou a Jerusalém, essa é a vontade revelada de Deus, que todos venham a Ele. Porém, em Sua vontade oculta, sabemos que nem todos virão, pois:

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44)

Aqueles que o Pai deu a Jesus, esses irão a Ele, com toda a certeza. Os outros não:

"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6:37)

Deus abençoe teu estudo.
João Bovolini11-10-2011 20:27#16
Incendiário, permita-me explicar o que todos os teus textos apresentados significam:
A vida é feita de escolha por seres com plena liberdade para isso!
Quando as escrituras afirmam que Deus endurece o coração ou cega os olhos, isso nada mais significa que Deus em Sua preciencia sabe quem escolherá voltar-se ao Seu criador e quem o rejeitará mesmo se convencido de seus erros. Deus cega quem não o quer, Deus endurece quem não escolhe viver com Ele. Deus nos escolhe na medida de Sua preciencia. Por isso o texto afirma que "não somos nós que o escolhemos e sim Ele a nós", pois mesmo antes de nascermos Ele já tinha ciência de nossas escolhas, logo, Ele nos escolheu primeiro.
Deus disse que Ele NÃO tem prazer na morte do ímpio, mas sim que ele se converta, oras, se Deus não tem prazer na morte do ímpio, por que permite que ele venha a existir, só para lamentar sua morte? Tenha dó calvinistas! tenham dó!!!
João Bovolini11-10-2011 22:50#17
Incendiário disse: "Quanto ao que Jesus falou a Jerusalém, essa é a vontade revelada de Deus, que todos venham a Ele. Porém, em Sua vontade oculta, sabemos que nem todos virão"

Incendiário, se teu deus tem duas caras, O MEU DEUS não tem!

Que absurdo é esse de vontade oculta? depois sou eu quem não raciocina com a Bíblia?
Bruno dos Santos19-10-2011 13:51#18
Irmão João Bovolini
A Salvação a para todos, mas todos não querem a salvação! Eu creio em Deus que nos agraciou com uma graça imerecida, isso é o que a bíblia nos ensina.
Veja só, se Jesus morreu na cruz e depois da sua morte e ressurreição Ele dependesse de nós para o escolher, então a morte dele foi baseada na sorte... tipo, vou morrer por um povo, mas eu tenho 50% de chance de me escolherem e 50% de chance de não me escolherem, ou seja, Jesus morreu com a dúvida se sua morte ia ser em vão ou não...
Ainda mais irmão, a bíblia fala que de antemão ele nos escolheu para ser imagem do seu filho, para ser santos e irrepreensíveis, ou seja, se nós temos a capacidade de obedecer é porque ele nos agraciou com isso, o nosso velho homem pode ate nos levar a pecar, mas a bíblia diz que as ovelhas do meu rebanho ouvem a minha voz e através da exortação do Espirito Santo de Deus, eu vou percebe que pecado não minha "praia"...
Bruno dos Santos19-10-2011 13:56#19
Alem do que se a escolha fosse minha eu poderia dizer...
Eu evoluir a ponto de dizer que posso escolher Deus, viver uma vida com Deus e meu vizinho não consegui isso, ou seja, escolher Cristo foi uma obra minha! Mas a bíblia diz que a salvação não vem de Obras minhas! e a fé é um dom dado exclusivamente por Deus! E a Salvação é mediante a essa fé que Deus nós dá!
Fabio Silveira de Fa20-10-2011 19:26#20
Querido irmão Cassio,
Concordo com suas explicações em gênero, numero e grau. Textos com explicações tão claras como o escrito por você, necessitam circular mais no meio cristão, pois,a quantidade de pessoas "mal informadas" sobre o real processo da salvação é cada vez maior.
Aproveito a oportunidade, e sugiro ao nosso amado irmão João Bovolini que leia o texto "SÓ JESUS" de Roger L. Smalling (Monergismo - Via Internautas Cristãos).Creio que esse livro irá ajudá-lo a ter uma noção mais clara sobre salvação, eleição e predestinação. Também, sugiro ao irmão João assistir as pregações de Charles Spurgeon, assim como separar um tempo especial para os ensinos de Lutero e Agostinho. No decorrer dessas reflexões, creio que ele chegará a conclusão de que Calvino não "inventou moda".
Abraços.
Fabio, cristaodebereia.blogspot.com
BERTO08-11-2011 22:56#21
sabe! uma coisa eu sei, jesus e o caminho,aquele que nele cre tem a vida eterna,eu ouvi a mesagem da cruz e aceitei, se eu sou predestinado ou escolhi eu não pesei nisso quando entreguei minha vida a cristo. E mesagem que eu ouvi não foi Deus te predestinou, mas sim Deus te ama a esperaça para o pegador. essa e minha mesagem a esperaça para o pecador.(JESUS), se calvino te leva a cristo eu digo a savação em cristo,se ele de afasta por sua doutrina, esqueça cavino e olhe para cristo,Eu na igreja apredo sobre cristo,sei que calvino tambem cria em cristo. MAS minha FE vem de DEUS, naõ de calvino.
Incendiário09-11-2011 10:43#22
Berto,

Calvino não inventou a doutrina da predestinação. Ela está na Bíblia. Calvino apenas concordou com ela, assim como nós.

Essa também era a crença de homens como Lutero, Agostinho e Charles Spurgeon, para citar apenas alguns.
Bruno dos Santos09-11-2011 20:28#23
Concordo com o Incendiário, Nós não seguimos o Calvinismo irmãos, nós seguimos a bíblia,seguimos Cristo, como Calvino também seguia... Ele só sistematizou algo que estava na bíblia e que muitos não tinham visto, Eleição não é uma doutrina "inventada" Eleição é uma doutrina totalmente bíblica, agora cabe a você entender ou não...
E concordo também com o irmão Beto, a Salvação esta em Cristo, mas se alguém chegar pra você e pergunta: " irmão Berto como foi entregar a sua vida a Jesus? Como isso aconteceu? E você começar a falar um bucado de coisas que não estar de acordo com a bíblia, não vai ter o mínimo sentido, por isso é importante estudar essas questões da palavra de Deus, para dar respostas convictas e acima de tudo Bíblicas.
juninho16-11-2011 09:12#24
Com certeza Uma Vez salvo,sempre salvo...

João 10: 28 - eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

João 10:29 - Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.



I Pedro 1:23 "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para SEMPRE."

João 5:24 "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

João 11:26 "E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?".

Filipenses 1:6 "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;"

Filipenses 2:13 "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar,
segundo a sua boa vontade."
BERTO16-11-2011 14:11#25
AO irmão Bruno e Juniho graça e paz em Cristo Jesus, tambem creio um vez salvo sempre salvo, somos salvo pela graça de Deus isso não vem de nòs´,e dom de DEus, presende, favor imerecido, não sou contra o calvinismo, mas como disse o irmão Bruno em conhecer a palavra para não falar coisa que não estão na biblia eu entendo! Deus na sua infinita sabedoria sabe quem são os salvos, es os que não vão se salvar,ele é uniciente . mas eu não sei quem são este que entregarão suas vida a cristo, quando falo de Jesus para alguem digo que DEus o ama, e que ele pode mudar suas vida, prego a crito como salvador. neste momento a questão predestinação ou escolhido não vem ao caso, meus olhos ve uma alma que tenho compaixão, agora eu um pecador tendo amor, imagine Deus!conhecimento teologico e bom para combater Heresias, mas nem sempre, mostra amor ao perdido,não faz de vc um missionario.
michele10-01-2012 22:26#26
Esta é uma pergunta que sempre trago comigo
e minha resposta é sempre sim!!uma vez salvo salvo para sempre!
Pois a salvação vem de DEUS!!e sempre me deparava em discussões
hoje resolvi procurara na internet um resposta eis que me deparei com essa pagina GLORIA DEUS!!!UMA BENÇÃO.
OBRIGADA
DEUS ABENÇOE
Pr. D. Barbosa16-01-2012 20:35#27
A Salvação está diretamente condicionada a morte de Jesus na cruz e na aceitação por parte daquele que crê.

Ela também está condicionada a renuncia pelo pecado e ao mundo.

A regeração é um processo.
“Temos por certo isto mesmo, que Aquele que em nós começou a boa obra há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus!" (Filipenses 1:6). Não ignorem o texto.

João Calvino e Jacobus Harminius eram leigos, sem autoridade apostólica constituida para criar doutrinas, uma vez que Jesus deu autoridade para a igreja e seus lideres em conjunto debater sobre estes assuntos. Dois supostos reformadores, leigos e secularizados, criaram varias tolices especulativas que não resistem argumentos sérios e teóligos.
Além de terem sido acusados de participações em conluoios e crimes, (tenho documentos para provar.
Pr. D. Barbosa16-01-2012 20:36#28
Os anjos de Deus não estão isentos de pecar e perder a vida eterna, imagina nós humanos.

Um dos mais importantes dos anjos (quiçá um arcanjo) foram condenados e expulsos da presença de Deus.

A única forma de não perder a salvação é através da obediencia, renuncia e fé.

E ainda assim só Deus pode de fato saber disso, mas podemos crer pelas escrituras que ele começou a obra e tem por desejo conclui-la.

Além disso este assunto trata de muitos outros todos eles inflamados pelos dois teóricos Harminius e Calvino que sequer tinha capacidade reconhecida para isso. Assuntos como Predestinação, Livre Arbitrio, Graça Irresistivel, entre outras fazem parte desta enxurrada de idéias humanas.

A maioria dos crentes nestas barairdades são aqueles como piolhos que só vão pela cabeça dos outros.

Não capazes de ler a biblia e chegar ao pelno conhecimento da verdade pelo Espirito Santo.
Pr. D. Barbosa16-01-2012 20:38#29
Vivem a procura da revelação na internet, atrás de Arminius e Calvino, esquecem-se que as escrituras está muitas vezes empoeirada na cabeçeras de suas camas, esquecida.

Concluindo...
A salvação é grátis, pela fé, e só Deus pode Salvar por meio da Fé em Cristo e no seu sacrificio. A manutenção da Salvação é cara, exige santificação, renuncia, dedicação e acima de tudo comunhão imtima e perfeita com Deus.
Sidinei Osório18-01-2012 17:50#30
Está escrito:

“Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm. 11:29)
Deus concede ao homem a Salvação através de seu Filho Jesus Cristo,
porém, o homem tem desprezado tão grande Salvação!
Quer dizer Deus dá e não toma de volta é o próprio homem que joga fora!

A Paz...


Você precisa ser um usuário registrado para comentar.

Por favor, faça o seu login ou registre-se. É rápido e totalmente grátis.

Receba por Email

Assinantes

Siga no Twitter

Enquete do Mês

Você tem certeza da sua salvação?






Divulgue


 


Usuários Online

Nós temos 8 visitantes online

Pesquise

Você está aqui:   InícioArtigos TeológicosUma vez salvo, salvo para sempre?

Ir para o topo ↑